domingo, 24 de maio de 2015

Redução de Medidas SEM APARELHOS!

Diversos estudos de casos realizados recentemente, utilizando cosméticos com sinergia de ativos para o tratamento de SDC- Síndrome da Desarmonia Corporal mostram resultados comprovados clinicamente.

A constante busca por tratamentos de beleza nos centros especializados em estética é reflexo também do desejo incessante de se conquistar  o corpo perfeito, que surge com  mais intensidade quando o verão se aproxima. Com isso, aumenta o número de atendimentos para redução de medidas. A procura pelo trabalho dos profissionais de estética envolvem pedidos por soluções que tragam os resultados da forma mais rápida possível, e a resposta é animadora, pois já é possível encontrar no mercado formulações cosméticas completas, com sinergia de ativos que revelam uma excelente possibilidade de diminuição do aspecto do FEG (Fibro Edema Gelóide - Celulite) e da redução da Lipodistrofia Localizada - Gordura Localizada. Sendo ainda de forma segura, eficaz e não invasiva, ou seja, dispensa o uso de aparelhagens. 
Isso demonstra que a tecnologia ligada à estética ganhou espaço também quando se fala na formulação de cosméticos, que podem garantir resultados satisfatórios no combate às alterações inestéticas citadas, inclusive em protocolos express que facilitam o dia a dia do profissional, pois há todo um trabalho que precede essa etapa e que envolve muita pesquisa científica para a escolha dos ativos e desenvolvimento de um produto.  Isso prova que a cosmetologia potencializada pelos movimentos das massagens pode ser utilizada como principal recurso para tratar as alterações em questão, em o uso de aparelhagens, prezando sempre por levar ao cliente soluções que atendam às suas expectativas e necessidades específicas com segurança.

Síndrome da Desarmonia Corporal - SDC

A chamada SDC pode ser representada como sendo o somatório das alterações corporais inestéticas que tanto afligem as mulheres, sendo a gordura localizada e a celulite as duas principais. O tecido adiposo é responsável por funções essenciais para o funcionamento do organismo, no entanto, é indicado que  sua porcentagem na composição corporal esteja entre 15% à 20% para os homens, e 20% à 25% para as mulheres. O problema é quando existe um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de calorias, resultando em armazenamento sob a forma de gordura, que constitui a segunda camada da pele, chamada de tela subcutânea, na qual os tratamentos estéticos têm poder de atuação. Existe também o tecido adiposo visceral, que fica abaixo da musculatura, os quais não sofrem alterações com base estética. Os adipócitos, células que compõem o tecido adiposo, têm extrema capacidade de aumentar de tamanho, podendo chegar acima de 100% do seu peso, sendo que a lipodistrofia localizada se caracteriza justamente por uma alteração na distribuição e no tamanho desses adipócitos. Nos homens é mais comum o acúmulo de gordura na região abdominal, e na mulher na região da cintura, quadril, glúteos e culotes. Entre as causas mais frequentes da lipodistrofia estão o sedentarismo, o estresse, fatores genéticos, tabagismo, uso de anticoncepcionais e alimentação rica em gorduras. Já a celulite é uma alteração que é característica do sexo feminino, que independe de obesidade, podendo estar associada à alteração da massa adiposa. A FEG consiste em uma infiltração edematosa do tecido conjuntivo subcutâneo, classificado em níveis: grau 1, grau 2, grau 3 e grau 4.


Ativos Cosméticos para a SDC

Para ser completo, o tratamento estético deve ser direcionado para o tratamento de todas as alterações causadas pela SDC. Tendo como base a anatomia e a fisiologia do organismo, é importante abranger todas as etapas do processo de lipólise, bem como o aumento da microcirculação do tecido e a redução do acúmulo de líquido local. Conheça alguns ativos que atuam em sinergia para esses casos:
  • Argisil C: Ativa a lipólise, ação antiglicação do colágeno;
  • Arnica: Tonificante, estimulante, descongestionante, atua na microcirculação;
  • DMAE: Exerce fator tensor na pele, proporciona elasticidade, firmeza e tonicidade, corrigindo estrias e flacidez. Melhora a firmeza e o contorno do abdômen, glúteos, parte interna das coxas e posterior dos braços;
  • Cavalinha, Algas Marinhas, Hera e Centella Asiática: Reequilibra os sistemas linfático e venoso, estimula a lipólise, tem ação antiedema e descongestionante

Estudo de Caso e Resultados

Um estudo de caso realizado pelo CIA-BV em 2011, contou com a participação de 20 voluntárias que foram submetidas a um protocolo tendo como base o uso de cosméticos contendo princípios ativos específicos para lipodistrofia e celulite, totalizando 20 sessões, duas vezes por semana, uso de produtos home care, e sem a utilização de aparelhos eletroestimulantes. Para a seleção foram considerados como critérios ser do sexo feminino, não realizar dieta alimentar e nem atividade física, e ter liberação médica. A principal queixa das voluntárias, com idades entre 16 e 56 anos era gordura localizada e celulite nas coxas, abdômen e flancos. Elas passaram por avaliação clínica de perimetria, pesagem, plicometria, bioimpedância e exames bioquímicos de sangue e urina, para avaliar possíveis alterações e acompanhar o andamento do protocolo. Uma das voluntárias também foi submetida à tomografia computadorizada para mensuração da espessura da tela subcutânea em 5 cortes. A visualização dos resultados foi feita pelas fotos antes e depois, bem como a comparação dos parâmetros de todas as solicitações de métodos realizados. Nesse estudo as fotos foram padronizadas pela mesma câmera, local, iluminação e objetiva. A melhora do contorno corporal e a melhora do aspecto da celulite foram facilmente observados pelas mesmas. Resultados estes permitem concluir que a sinergia dos ativos demonstrou eficácia  em todos os parâmetros analisados, em especial no resultado visual e na redução da camada adiposa visualizado na tomografia.
O estudo completo e as imagens estão disponíveis na sessão de artigos - título Bio Plus - em: www.ciabv.com.br.



Fonte: PIATTI, I. Redução de Medidas Sem Aparelhos (2014). Personalité: A Estética com Ciência, São Paulo, N° 82, Ano XVII, p. 46-48.



Nenhum comentário:

Postar um comentário